
Os microrganismos são de grande importância para a agricultura, pois atuam na formação do solo, realizam a ciclagem de nutrientes e a degradação de poluentes, realizam a fixação biológica do nitrogênio (N), solubilização de fosfatos, além de serem responsáveis pelo controle biológico de doenças e pragas, minimizando os custos com a aplicação de defensivos. A TURN presta consultoria em várias culturas para indicar os microrganismos com eficiência comprovada para a finalidade desejada, seja ela para controle de pragas e doenças, como também que atendam necessidades nutricionais e fisiológicas .
Elas contribuem com uma série de benefícios para a planta, incluindo a fixação biológica do nitrogênio. A principal contribuição, porém, reside na produção de fitormônios, como as auxinas e giberelinas, que são hormônios de crescimento de plantas, atuando particularmente no desenvolvimento das raízes. Eles atuam como um hormônio de natureza biológica.
Bacillus amyloliquefaciens é nematicida (Nematoide das lesões radiculares) e fungicida. É considerada também uma rizobactéria promotora de crescimento e tem a capacidade de colonizar rapidamente raízes.
A Bacillus megaterium é uma espécie de bactéria em forma de haste e gram-positiva do género Bacillus usada como inoculante de solo na agricultura e horticultura. De acordo com vários autores, esta bactéria tem a capacidade de solubilizar fosfatos naturais existentes no solo, disponibilizando o fósforo contido nestes materiais, para as plantas cultivadas.
Bacillus subtilis é um organismo muito versátil e efetivo na prevenção e controle de doenças causadas por várias espécies de patógenos em diversas culturas. Auxilia na reposição de nutrientes do solo. Forma biofilmes na região da raiz que ajudam no controle de infecções às plantas devido à colonização preventiva e promovem melhor crescimento. Também é utilizada no controle de nematoides de solo e também pode ser chamada de bactéria nematistática.
É muito eficaz para controlar nematoides. Estudos mostram que a mistura entre B. licheniformis e B. subtilis promoveu o crescimento de plantas de soja.
Tanto na sua fase vegetativa quanto na esporulação, estas bactérias produzem proteínas que têm efeito inseticida. Destas proteínas, as mais conhecidas são chamadas de proteínas cristal, com a denominação Cry, que são produzidas durante a fase de esporulação. Já foram identificadas diversas proteínas que atuam em diferentes ordens de insetos e até já foram descritas proteínas com potencial de controlar nematoides.
A bactéria Bacillus pumilus atuam como rizobactérias promotoras ao crescimento da rizosfera de plantas de importância agrícola .Auxilia no crescimento da planta aumentando a capacidade de absorção de nutrientes, fixação de nitrogênio, interação com organismos simbiontes e produção de agentes antimicrobianos contra bactérias patogênicas e fungos.
Bacillus velezensis é uma bactéria aeróbia gram-positiva formadora de endosporos que promove o crescimento das plantas. Inúmeras cepas dessa espécie suprimem o crescimento de patógenos microbianos, incluindo bactérias, fungos e nematoides.
Bradyrhizobium japonicum
São bactérias chamadas rizóbios, que adicionadas a semente de soja antes da semeadura, possibilitam o aparecimento de nódulos nas raízes das plantas. Esse nódulos são responsáveis pelo aproveitamento do nitrogênio do ar, eliminando o uso de adubo nitrogenado como ureia, sulfato de amônia e etc.
Chromobacterium subtsugae Essa bactéria contém vários compostos ativos que repelem, param de se alimentar, reduzem a reprodução e induzem a mortalidade, prevenindo o desenvolvimento de populações prejudiciais de insetos, moscas e ácaros sugadores e mastigadores.
A Pseudomona fluorescens é uma bactéria que possui uma vasta versatilidade. Elas são capazes de reduzir o enxofre elementar, elevada solubilização de fósforo e liberação de fosfato para a solução do solo. Outro aspecto é sua virtude de produzir substancias estimulantes do crescimento vegetal.
Beauveria bassiana o fungo do gênero Beauveria ataca uma grande quantidade de insetos e ácaros, sendo também encontrado em grande quantidade na natureza em insetos mortos mumificados de coloração branca e no solo.
Todas as suas espécies são endoparasitóides, principalmente de insetos e outros artrópodes (são, portanto, fungos entomopatogênicos), alguns são parasitas de outros fungos. Seu papel na natureza é muito importante porque controla a população de insetos..
Apresenta ação no controle de insetos, nematoides e diversos fungos fitopatogênicos. A forma de ação ocorre por meio de múltiplos mecanismos, como produção de enzimas que degradam a parede celular, produção de metabólitos secundários antifúngicos e indução do sistema de defesa da planta.
Metarhizium anisopliae é um fungo se caracteriza por atacar uma grande quantidade de insetos em praticamente todos os estágios de desenvolvimento, atuando por contato ou ingestão. Sendo encontrado em grande quantidade na natureza, em insetos doentes, causando a muscardine verde ou no solo, sendo este o
O fungo Pochonia chlamydosporia, são conhecidos por serem patogênicos para nematóides e estão sendo desenvolvidos e comercializados como pesticidas biológicoso que faz dele um bom agente de controle biológico de nematoides.
Caracteriza-se por afetar diretamentea capacidade reprodutiva dos nematoides, seja parasitando os ovos, onde ele penetra e destrói o embrião, ou atacando as fêmeas sedentárias, que são colonizadas e mortas, e ainda pode infectar nematoides nas fases móveis. Por isso tem se mostrado muito eficiente na supressão de nematoides.
Trichoderma é um fungo que também é usado como fungicida. É usado para aplicação foliar, tratamento de sementes e tratamento do solo para a supressão de várias doenças que causam patógenos fúngicos. Além disso atua crescimento vegetal devido a sua versatilidade de ação, como parasitismo, antibiose e competição, além de atuar como indutor de resistência das plantas contra doenças.